NUNCA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE TIVEMOS TANTOS CANDIDATOS ESPÍRITAS NA POLÍTICA
ESPÍRITAS NA POLÍTICA
NUNCA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE TIVEMOS TANTOS CANDIDATOS ESPÍRITAS NA POLÍTICA
Por Luciano Grisolia Minozzo
Conheça as Estatísticas do primeiro turno da Eleição de 2018
Registramos no primeiro turno da Eleição de 2018, um importante momento que vivemos neste período de transição planetária, de planeta de Expiações e de Provas para Planeta de Regeneração. Após assistirmos os descalabros, uma série de incompetências e um grande descompromisso da maioria de nossos representantes públicos, uma grande parte dos Espíritas “acordaram” para a oportunidade de servir a população, agora, não somente nos Centros Espíritas e outras atividades vinculadas ao Espiritismo, mas além disso, poderiam servir ao público, como Deputado Estadual, Federal e Senador, procurando pautar sua conduta através dos ensinamentos de Jesus e dos ensinamentos dos Espíritos Superiores exarados nas obras codificadas por Allan Kardec, afinal, como foi descrito pelo Espírito Paulo (1):
“Fazei, pois, que ao vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam”.
O estado brasileiro é laico conforme se vê na Constituição Federal de 1988,
Art. 5º VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
O Grupo Espíritas na Política, entende que o Espírita tem as melhores condições de exercer um excelente mandato e cumprir com seus deveres honrando esta oportunidade e servindo ao povo.
O site www.espiritasnapolitica.com.br é apartidário e foi oficialmente lançado no dia 20/09/18, 17 dias antes do dia 07/10/18 (eleição). Trata-se de um excelente instrumento que dá oportunidade de o candidato se cadastrar e escrever sua trajetória Espírita, Profissional e Política, desta forma, estando seu histórico disponível para consulta dos eleitores.
Desde a seu lançamento, o site recebeu solicitação para cadastro de 19 candidatos, 17 tiveram seu cadastro efetuado, 1 negado e um outro em virtude do cadastro ter sido solicitado poucas horas antes da eleição, não foi possível fazer a checagem dos dados.
A seguir o registro dos Cadastrados e o dia de inserção no site:
CANDIDATOS QUE CONCORRERAM A DEPUTADO ESTADUAL POR SÃO PAULO (7)
Carlos Rosa – 21/9/18, partido Rede; Maria Aparecida Rorato - 24/9/18, partido Novo; Elton Tony - em 20/9/18, partido Rede; Fernando Petiti em 26/9/18, partido MDB; Leocadia Castro – em 30/9/18, partido PSL; Luciana Lavieri Alberto – em 23/9/18, partido Novo; Ricardo Fabrízio –em 4/10/18, partido Podemos.
CANDIDATOS QUE CONCORRERAM A DEPUTADO FEDERAL POR SÃO PAULO (7)
Ana Paula calvo – 22/9/18, partido MDB; Edson Sardano – em 20/9/18, partido PTB; Eduardo Prado – em 5/10/18, partido NOVO; Gislaine Lambert – em 22/9/18, partido PSD; Marco Aurélio Ubiali – em 24/9/18, partido PSD; Marcos Papa – em 20/9/18, partido Rede; Wagner Deocleciano –em 20/9/18, partido Rede;
CANDIDATOS QUE CONCORRERAM A DEPUTADO ESTADUAL PELO RIO DE JANEIRO (1)
Érica Collares Arantes Dalchiele – em 05/10/18, partido Verde;
CANDIDATOS QUE CONCORRERAM A DEPUTADO FEDERAL PELO RIO DE JANEIRO (1)
Adalberto de Souza Rabelo – em 29/09/18, Partido PMB;
CANDIDATOS QUE CONCORRERAM A DEPUTADO ESTADUAL POR SANTA CATARINA (1)
Jean João Ramos - em 21/09/18, Partido Progressista.
Em resumo
O gráfico abaixo mostra o número de acessos que cada candidato teve em seu perfil cadastrado desde 20/09/18 a 07/10/18
De 20/09 até 07/10/18 o site recebeu a visita de 12.275 Usuários os quais visitaram 14.481 páginas, toda a divulgação ocorreu no conhecido “boca a boca” e também de “whatsapp para whatsapp”
Visando colaborar com o despertamento dos eleitores com relação ao tema Política e Espiritismo, o site disponibilizou 9 artigos, alguns recentes e alguns de outros espíritas que também escreveram sobre o tema, vide abaixo a lista dos artigos e números de visitas até 07/10/18:
1. A Corrupção Sob a Ótica Espiritual, por Luciano Grisolia Minozzo e Whashington Luiz Nogueira Fernandes, recebeu 69 visitas;
2. A Política e o Consciente exercício cívico - entrevista com Marcos Papa, recebeu 176 visitas;
3. Candidatos Espíritas na Eleição de 2018, de Luciano Grisolia Minozzo, recebeu 101 visitas
4. Escolha de Candidatos na Eleição de 2018, de Aylton Paiva, recebeu 472 visitas
5. Espiritismo e Política, de Sônia Theodoro, recebeu 239 visitas;
6. O Fundo do Poço e a Retomada da Esperança de Edson Sardano, recebeu 108 visitas;
7. Por que o Movimento Espíritas na Política? de André Marouço, recebeu 439 visitas;
8. Um Ensaio Sobre Espiritismo e Política, de Osman Neves Albuquerque, recebeu 242 visitas;
9. Vultos Espíritas Desencarnados com Atuação Política de Antônio César Perri de Carvalhho, recebeu 69 visitas.
Merece também destaque os 4 canais do Youtube que apoiaram o Movimento Espíritas na Política, são eles:
Doutrina Espírita Roberto – Publicou o vídeo Artigo (Por que o Movimento Espíritas na Política? de André Marouço, fotos Júlia Nezu e edição Luciano Grisolia Minozzo) tendo recebido 11.212 visualizações até o dia 07/10/18;
Espiritismo Hoje e Amanhã – Publicou o evento da Mesa Redonda sobre Espiritismo e Política ocorrido em 04/08/18, e recebeu 455 visualizações, até o dia 07/10/18;
TV Mundo Maior – publicou o vídeo Movimento Espírita na Política, entrevistas com organizadores, pré candidatos e participantes da Mesa Redonda sobre Espiritismo e Política ocorrido em 04/08/18, tendo recebido 1695 visualizações até 07/10/18;
Vivência Espírita – Publicou o evento da Mesa Redonda sobre Espiritismo e Política ocorrido em 04/08/18, e recebeu 929 visualizações, até o dia 07/10/18;
O Grupo Espíritas na Política criou a Fanpage em 22/05 que tem a seguinte descrição:
Iniciativa sem fins lucrativos, sem movimento partidário e sem movimento espírita especifico, com o objetivo de dar visibilidade para os espíritas que pretendem assumir a missão no meio político, visando gerar representatividade dos mesmos em todas as esferas do governo, garantindo a adoção dos princípios morais da Doutrina Espírita na gestão pública brasileira. #espiritasnapolitica
Até 07/10/18 a fanpage recebeu 164 curtidas, não foram impulsionadas as publicações, porém, a previsão para a eleição é a de que meses antes, impulsionaremos a divulgação das postagens sobre o site para que as eleitores possam conhecer o site e o perfil dos próximos candidatos espíritas.
Em 15/07/2018, foi criado o grupo de WhastApp Espíritas na Política que descreve seu objeto na descrição do grupo:
Este grupo integra Espíritas que apoiados na moral espírita-cristã, sem comprometer-se com legendas ou organizações partidárias, mas cientes de que esse é também, um direito que cabe a cada um, enquanto cidadãos, querem contribuir para a solução dos problemas políticos e sociais vivenciados na atualidade. Para isso esse espaço permitirá que os participantes possam promover reflexões sobre a política e apoiar os espíritas que são políticos e se enquadram dentro de princípios e valores espíritas.
O grupo rapidamente teve mais de 110 pessoas, embora, em vários momentos a proposta do grupo não foi compreendida, o que entendemos natural, uma vez que os espíritas não estão acostumados a tratar sobre o tema política e ainda aqueles que se envolveram muitas vezes, não conseguem vislumbrar outros caminhos senão aqueles que adotaram, o grupo principalmente tinha objetivo de servir de apoio para os atuais candidatos espíritas, em alguns momentos o grupo recebeu vários comentários dos integrantes denegrindo um ou outro candidato à presidência, sendo necessário a exclusão de um dos integrantes, o grupo recebeu várias admoestações tal como a seguir:
“Quis fazer parte desse grupo de direita, para constar, mais uma vez, no que o movimento espírita tem se transformado, muito parecido com os neopentecostais”
Desnecessário, fazer algum tipo de comentário acerca da afirmação acima.
Infelizmente nos os espíritas, ainda precisamos reler muito as instruções de O Evangelho Segundo O Espiritismo (2):
“Ouvistes que foi dito aos antigos? Não matarás, e quem matar será réu no juízo. Pois eu vos digo que todo o que se ira contra o seu irmão será réu no juízo; e o que disser a seu irmão: raca, será réu no conselho; e o que disser: és louco, merecerá a condenação do fogo do inferno. (Mateus, V:21-22).
Por essas máximas, Jesus estabeleceu como lei a doçura, a moderação, a mansuetude, a afabilidade e a paciência. E, por consequência, condenou a violência, a cólera, e até mesmo toda expressão descortês para com os semelhantes. Raca era entre os hebreus uma expressão de desprezo, que significava homem reles, e era pronunciada cuspindo-se de lado. E Jesus vai ainda mais longe, pois ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.
Portanto, toda palavra ofensiva contra qualquer que seja o candidato, ou contra qualquer um que vota em tal ou qual, não está de acordo com a orientação de jesus
Outros 3 candidatos também estiveram no grupo do Whatsapp, mas não se candidataram no site, são eles:
· Carlos Eduardo Gabas, candidato a Deputado Federal por São Paulo – Partido, PT;
· Sheila Romero, candidata a Deputada Estadual em São Paul0 – Partido, Rede;
· Luis Eduardo Grangeiro Girão, candidato a Senador pelo Estado do Ceará – Partido Prós.
Após o dia 07/10 tivemos a grata notícia que que o Sr. Luís Eduardo G. Girão, foi eleito Senador pelo Estado do Ceará, desejamos ao Sr. Girão as melhores vibrações e esperamos que ele possa ser a voz que representará o Espiritismo no Senado Nacional.
Registramos a seguir os comentários de alguns dos Administradores do Site horas antes e no dia da Eleição:
06/10/18 12:09 - Amândio Martins:
Bom dia Confrades!
Luz e Paz..
Passo aqui para parabenizar a coragem de todos os candidatos que se colocam neste pleito em prol da sociedade.
Passamos por período de turbulência na esfera Política, econômica e moral.
Na minha singela visão a crise moral é mais desastrosa à sociedade, as demais, homens de boa vontade e capazes podem resolver em curto período. Enquanto a crise moral, os ajustes necessários podem durar séculos, então, senhores candidatos, o empenho de vocês para uma sociedade mais
justa não se encerra às 17hs do dia 07 de outubro de 2018. Inicia-se um novo ciclo, agregando os confrades eleitores deste grupo.
Alguns candidatos sairão vitoriosos ao abrir das urnas. A estes desejo sucesso na nova empreitada esperando que os fundamentos da Doutrina Consoladora, somados aos interesses da sociedade, ESTEJAM SEMPRE acima dos interesses pessoais.
Que o foco na EDUCAÇÃO, no conceito mais amplo que possa existir, seja prioritário no Executivo e no Legislativo, pois acredito ser a ÚNICA maneira para perpetuação de avanços na evolução de qualquer sociedade. Superior, inclusive, aos programas sociais, embora igualmente necessários.
Àqueles que não vencerem o pleito, parabéns pela coragem e dedicação.
Valeu a experiência! Junte-se aos demais confrades na nova missão deste movimento espírita, que é o de participar de forma clara, transparente da vida política do nosso querido e amado Brasil!
Nossa nova missão?
Deveremos, no meu entender, elaborar formas de controle das ações de TODOS ELEITOS, SEM EXCEÇÃO.
Aos eleitores como eu, que na hora de depositarmos o voto, não se resuma a uma ação mecânica de aperto das teclas da e confirmar. Não! Isso NÃO! Que voltemos com consciência, independente do partido escolhido, se deste ou daquele lado, mas que tenhamos a responsabilidade de colocar nas cadeiras dos poderes Executivo e Legislativo cidadãos do bem, preocupados, realmente, com o ser em evolução que somos. Irmãos que se coloquem no lugar de outros irmãos na busca de propiciar ao próximo aquilo que ele mais necessita no campo da segurança, saúde, mobilidade, educação, etc...
Que o Mestre Nazareno, gerente do nosso planeta, nos inspire na escolha dos candidatos, possibilitando nossa Nação caminhar para a concretização do... BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO
Abraços fraternais!
Paz!
06/10/18 12:09 - Julia Nezu
Estimados candidatos a deputado estadual e federal que fazem parte deste grupo, venho desejar-lhes uma feliz votação, esperando, de coração, que todos vocês possam ser eleitos no domingo que vem. Quisera poder votar em todos simultaneamente, mas a lei não permite, então peço a Deus que os abençoe e lhes dê muita sustentação espiritual e proteção.
Fraternalmente.
06/10/18 12:17 - Dario Arantes
Bom dia a todos, parabenizo a todos os candidatos espíritas, a nossa
responsabilidade é muito grande, desejo uma boa votação a todos.
06/10/18 17:34 - Luciano Grisolia Minozzo
Desejo parabenizar os corajosos candidatos: Carlos, Cida, Dr. Ubiali, Edson Sardano,
Eduardo, Elton, Fernando Petiti, Gislaine, Leocádia, Luciana, Marcos Papa, Paula Calvo, Ricardo, Wagner de SP; Érica e Cel. Rabelo do RJ e Jean Ramos de SC, bem como os demais integrantes e candidatos que não se cadastraram e que convivemos virtualmente durante estes 45 dias... Força BRASIL!!!! Jesus está no Leme e Deus Sabe de Tudo, mantenhamos a esperança, a fé e a perseverança em contribuirmos para um Mundo melhor!!! Abraços
07/10/18 14:07 - Paulo Roberto Francisco
AMIGOS CANDIDATOS...
Hoje estamos exercendo nossa cidadania...
Mais que um dever, um direito cívico. Através do voto elegeremos aqueles que a maioria, segundo as regras eleitorais, considera digno para ser nossa voz na melhoria e defesa dos interesses sociais. Rogo ao Pai que muitos, se não todos vocês, candidatos políticos forjados nas lides abençoadas e dentro dos conceitos e primados da nossa Consoladora Doutrina Espírita, estejam entre os eleitos.
Este Grupo foi idealizado para vos motivar e ajudar, e, principalmente, difundir e dar visibilidade e apoio para alastrar esta corrente de auxílio e conscientização entre toda a Comunidade Espírita, quebrando paradigmas de repulsa a irmãos de ideal que se lançam aos pleitos eleitorais, para então reconhecermos nossa responsabilidade em participar ativamente na elevação moral, ética e cultural de nossa sociedade, o que não é possível sem nos envolver nos processos políticos. Não obstante humilde, pequena e um tanto tardia, nossa tarefa apenas tem início aqui... mas já absorvendo destas eleições de 2018, as experiências necessárias que tanto nos auxiliará a grandemente nos preparar para as próximas, numa tarefa incansável, contínua, ininterrupta e de muito amor por nosso povo irmão... tocada hoje por nós, mas em breve por milhares de mãos e corações espalhados por todo o território de nossa amada Pátria.
Agradeço a participação de todos os envolvidos neste projeto e neste ideal, presentes e futuros, e peço as bênçãos e o amparo de nosso Pai Maior, para nos inspirar em nossos propósitos, nos motivando a prosseguir no auxílio e vigilância dos nossos eleitos, para que o melhor seja sempre buscado.... e o pior sempre evitado. MUITA PAZ, CORAGEM E SABEDORIA A TODOS.
Para concluir destaco a importante contribuição do Sr. Mauro Santos em 11/10
Estamos vivendo um momento muito complicado. As paixões vêm se exacerbando de tal forma que as coisas estão ficando fora de controle, a polarização sempre é sinal de desequilíbrio e quando qualquer um dos lados se coloca na qualidade detentor da razão, ninguém tem razão. Vejo irmãos que sempre foram fraternos se desentendendo, o que me faz lembrar da contenda entre Esaú e Jacó, que prossegue até os dias de hoje nos povos de Israelenses e Palestinos. É preciso dar um basta, não podemos nos deixar levar por essa obsessão coletiva que mina as nossas resistências. Quando alguém decide “puxar a sardinha para a sua brasa”, alguém fica com fome. É hora de dar um basta! Os valores democráticos precisam ser preservados, as liberdades individuais também. Além disto a corrupção e qualquer tipo de apelo populista e intervencionistas também precisam ser combatidos, mas que seja realizado na base do equilíbrio, porque a continuar neste clima de confrontação todos seremos prejudicados e sofreremos a consequência disto. O Espiritismo, nas bases apresentadas por Kardec e sob a luz do Evangelho de Jesus é muito maior do que a temporalidade das escolhas ideológicas de Direita ou Esquerda. Nenhuma destas estruturas de governo são garantias de uma vida melhor até porque o País será o que o povo fizer dele. Se na sociedade materialista ainda não é possível, é hora de nós, Espíritas convictos, darmos um basta nesta guerra ideológica onde todos querem e ninguém tem razão. Miremos o nosso olhar para o futuro, conscientes de que a nossa vida prossegue além desta encarnação, porquanto as provas que se nos apresentam serão superadas na medida em que nos colocarmos de boa vontade a serviço desinteressado no bem. Jesus está no leme desta embarcação que não está à deriva, apenas solicita que aqueles que se inscreveram para servi-lo, de fato o façam, longe das paixões temporais que estimulam o belicismo verbal. Não busquemos o sofisma dos argumentos políticos, ideológicos ou históricos para justificar a inferioridade em que ainda nos encontramos, busquemos antes fazer a nossa parte e com a sinceridade de quem realmente trabalha na seara do bem, estabeleceremos a paz, o amor e a fraternidade em nossas ações e em nossos corações.
Vamos em frente! ainda há muito que se fazer para a conscientização política dos Espíritas, o incentivo para novas candidaturas, e a solicitação para que os espíritas acreditem e dêem um voto de confiança aos novos candidatos.
Bibliografia
(1) KARDEC, Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XV – Fora da Caridade Não Há Salvação – Instruções dos Espíritos, Espírito Paulo, item 10
(2) KARDEC, Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo IX – Bem Aventurados os Mansos e Pacíficos – Injúrias e Violência, itens 3 e 4.